Somos Luzza In

A Luzza representa as maiores marcas do setor da Iluminação Portuguesa. Os nossos produtos destacam-se pela sua alta qualidade, inovação e design único e original. Podemos personalizar diferentes soluções de iluminação que resultam em séries limitadas e produtos exclusivos. As nossas marcas são uma referência internacional para profissionais de arquitetura, design de interiores e decoração.

A Luzza é uma marca detida pela AIPI – Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação. A associação foi criada em 1997 e, logo, colocou a internacionalização das empresas portuguesas do sector como uma das principais orientações da sua actividade, já que é uma das necessidades básicas do sector devido à dependência da maioria das  empresas no mercado interno

A globalização, com a consequente entrada de novos players nos diversos mercados, despoletou uma explosão na oferta, com um sem número de soluções de design, ciclos de vida dos produtos muito curtos, e uma significativa diminuição do preço de venda. A iluminação entra assim numa nova era tornou-se um produto de moda e da moda.

Neste cenários de incerteza é fundamental fomentar tanto o empreendedorismo qualificado de modo a contribuir para a alteração do perfil produtivo do sector português de iluminação decorativa, com a criação de empresas dotadas por recursos humanos qualificados, que desenvolvam atividades com fortes dinâmicas de crescimento e/ou com maior intensidade de tecnologia e conhecimento, ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D n0 desenvolvimento e produção de novos bens e serviços.

O empreendedorismo associado à competitividade, assume um papel importante nas empresas e na sociedade, favorecendo o desenvolvimento de um território, criando empregos e riqueza. Nesse sentido, Behling et al. (2015) afirma que o empreendedor contribui de forma importante para a sociedade, disponibilizando oportunidades de emprego, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas, e motivando o progresso da sua envolvente.

Assim,  é fundamental que o setor revigore a sua aposta na formação profissional, promovendo a ligação ao sistema de educação e formação para que estes que desenvolvam conteúdos que respondam às necessidades reais das empresas e que aportem as novas gerações com as competências indispensáveis à execução das principais funções na cadeia de valor desta indústria. 

Este projecto está centrado nas etapas que poderão ser divididas nos seguintes eixos de actuação: 

  • Dar a Conhecer as Potencialidades Existentes no Sector Iluminação; 
  • Apresentar o Mercado: Tendências, Segmentos e Mercados Alvo; 
  • Identificar e promover Estratégias de Suporte ao empreendedorismo no Sector; 
  • Comunicar e Promover o Sector de Iluminação;